Conhece a Síndrome de Asperger? Um portador de 8 anos explica

Pouco conhecida e confundida com o autismo, a síndrome de Asperger ganhou mais visibilidade através do pequeno Federico.

Publicidade

A Síndrome de Aspeger é uma condição genética que não deve ser considerada doença. Ainda se confunde muito com o Autismo por conta das características serem muito parecidas.

Pessoas com Asperger têm dificuldades na interação social, particularidades comportamentais e de comunicação. Normalmente aprendem as coisas de forma bem literal, por isso não compreendem linguagens não-verbais, gírias e figuras de linguagem.

Também sentem o cérebro sobrecarregado quando são expostas a ambientes ou situações com excesso de informação visual ou auditiva. Com isso, tendem a se esconder ou ficarem agitadas e irritadas.

Porém, os portadores de Asperger desenvolvem o seu intelecto normalmente, de acordo com a idade. Há o mito de que essas pessoas possam ser gênios, mas o que ocorre é que normalmente eles se interessam e ficam obcecados por determinados assuntos, por isso acabam estudando muito e demonstrando um alto nível de conhecimento sobre aquilo que mais gostam.

Publicidade

Com apenas 8 anos, Federico Villegas fala sobre o Asperger

Mas como grande parte da sociedade ainda não compreende nem sabe lidar com essas particularidades, os portadores de Asperger sofrem muito para conseguirem se encaixar na convivência social.

Por esta razão, Andrea Villegas, mãe de Federico García Villegas, portador de Asperger, sempre procurou explicar tudo sobre a síndrome para que o filho compreendesse a razão de suas dificuldades.

Agora com 8 anos e em período escolar, ele já começou a perceber como é difícil a convivência com os colegas e sentiu a necessidade de explicar sua condição. Para isso, ele e a mãe gravaram um vídeo onde o menino fala sobre a síndrome e colocaram na internet principalmente para que os colegas de classe pudessem ver e compreender.

Moradores de Cali, na Colômbia, eles tiveram uma grande surpresa quando seu vídeo foi compartilhado por Pamela Zavala, uma mãe chilena que tem o marido e 3 filhos com Asperger. A partir desse compartilhamento, o vídeo já teve milhões de outros compartilhamentos. Quando Pamela mostrou o vídeo ao filho de 10 anos, ele sentiu-se compreendido pela primeira vez, impactando positivamente do seu desenvolvimento e aceitação.

Publicidade

No vídeo, Federico explica que não é louco nem um caso raro. Apenas um menino como qualquer outro, mas que tem um jeito diferente de compreender e interpretar o mundo à sua volta. Ele deseja que as pessoas conheçam sua condição e o ajudem a socializar e se desenvolver, dentro das suas possibilidades.

Apesar da grande repercussão que o vídeo obteve, Federico ainda não compreende a importância de sua mensagem, mas sabe que valeu a pena.

Para continuar esse trabalho de conscientização e para apoiar pais de crianças, jovens e adultos com Asperger, a mãe de Federico mantém uma página no Facebook chamada Soy Diferente, Soy como Tu, onde compartilha a rotina do filho e assuntos relacionados ao tema.

Publicidade

De acordo com Araceli Martin, que coordena a Associação Asperger de Madri, na Espanha, quando as crianças com essa condição recebem incentivo e tratamento desde pequenas, seu desenvolvimento é muito melhor durante toda a vida. Por isso, a conscientização dos pais e da sociedade é fundamental.

Abaixo, você pode assistir ao vídeo original, em espanhol, com o depoimento do pequeno Federico:

PODE GOSTAR TAMBÉM