ulmeiro
Crédito: Pixabay

Ulmeiro: conheça as propriedades e como usar essa planta

Por possuir diversos benefícios, não só pode ser ingerido por humanos como também por animais

Publicidade

É sempre bom conhecer plantas diferentes que podem oferecer benefícios à saúde. Mesmo quando são plantas estrangeiras, como é o caso do ulmeiro, vale a pena conhecer e procurar por formas desidratadas, em cápsulas ou cremes para comprar nas farmácias e lojas de produtos naturais.

O que é

Também chamada de olmo, essa é uma boa planta para auxiliar nos problemas intestinais e de digestão, pois essa planta tem uma substância chamada mucilagem que se transforma em um gel quando entra em contato com a água e ele tem o incrível efeito de calmante para estômago, região intestinal, boca e atua no tratamento de colite, doença de Crohn, diverticulite, síndrome do intestino irritável e diarreia. O nome científico dessa árvore é Ulmus campestri, ela pode atingir 40 metros de altura e é originária da Europa.

Benefícios para a saúde

Ele também é rico em antioxidantes e é ótimo para tratar machucados, queimaduras, furúnculos e outras doenças de pele graças ao seu poder adstringente. Ele equilibra a acidez no corpo e pode ser consumido não só de humanos, mas também é alimento para carneiros, coelhos e cabras.

Auxilia a perda de peso

Uma pesquisa feita na Faculdade de Quiropraxia de Nova Iorque fez um programa de 21 dias para pessoas comuns perderem peso. Elas recebiam as refeições, com cerca de 1.400 calorias para mulheres e 1.800 para homens, além da suplementação nutricional na qual o ulmeiro estava presente. Os resultados foram ótimos: o peso diminuiu, pois a planta é diurética e anti-inflamatória, e os exames clínicos mostraram melhora no colesterol.

Publicidade

Reduz o estresse

Uma pesquisa feita na Índia, no Instituto de Tecnologia da Bioresource do Himalaia, analisou 8 ervas, entre elas o ulmeiro, e concluíram que os fenólicos encontrados nessas ervas diminuem a tensão e o estresse. Logo, também faz um bom chá para acalmar os nervos e ajudar a dormir melhor.

Atua no tratamento do câncer de mama

Essa doença ainda está entre as primeiras da lista que mais mata mulheres. Como aliado no combate da doença está essa planta, junto do tratamento recomendado pela equipe médica. A parte interna, chamada de Ulmus fulva ou Umus rubra, quando combinado com outras ervas como raiz da bardana e o ruibarbo indiano, se mostrou eficiente suavizando os efeitos colaterais do tratamento. Ele atua diretamente na imunidade, tem um alto poder anti-inflamatório e se mostra eficaz no alívio da dor.

Eficiente no tratamento da psoríase

Como a psoríase é uma doença crônica e de causa ainda desconhecida, a busca por tratamentos eficientes é sempre constante. A doença se manifesta quando células de defesa do sistema imune liberam substâncias inflamatórias no organismo e a pele sofre as consequências com a formação de feridas escamosas. A ação anti-inflamatória e adstringente da planta pode ajudar no tratamento, junto com as recomendações médicas.

Doenças inflamatórias gastrointestinais

Assim como a psoríase, há muitas outras doenças que causam inflamações no corpo, em especial internamente, como as doenças do sistema gastrointestinal. Por conta do efeito anti-inflamatório, a planta pode auxiliar no combate da inflamação e dos sintomas. Lembre-se que o acompanhamento médico é essencial, tanto para ter certeza de qual doença está mesmo sofrendo quanto para ter ajuda em perceber se está fazendo efeito.

Publicidade

Formas de utilização

sobre planta ulmeiro
Crédito: Pixabay

Ele pode ser encontrado em pó nas lojas de produtos naturais e custa em torno de R$ 30. Pode ser encontrado também para chá, pastilha, extrato e até comprimidos. Abaixo algumas formas de uso mais frequentes:

  • Diarreia: comprimido, extrato ou chá;
  • Tosse: pastilha e extrato;
  • Refluxo: extrato e chá;
  • Prisão de ventre: pó e extrato;
  • Doenças de pele: xampu e creme.

Receita de bebida

Para não fazer apenas um simples chá, pode dar uma incrementada na bebida e deixá-la mais saborosa.

Ingredientes

Casca de ulmeiro: 1 colher (sopa) do pó;
Água fervente: 1 copo;
Mel: 1 colher (chá);
Leite de amêndoa ou de coco: 3 colheres (sopa);
Cacau: ½ colher (chá);
Canela: 1 unidade em pau.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Ferva a água.
  2. Coloque a casca e mexa.
  3. Coloque os outros ingredientes, sem a canela.
  4. Mexa e, por fim, coloque a canela.

Chá

Se quiser uma bebida mais simples, faça o chá. Ele pode ser bebido ou aplicado na pele como uma compressa para os problemas de pele ou inflamações nas articulações, como artrite e gota.

Ingredientes

Casca de ulmeiro: 3 colheres (chá);
Água: 750 ml;
Mel, açúcar ou adoçante: opcional.

Modo de preparo

  1. Coloque as cascas em uma panela junto com a água e, assim que ferver, deixe por 5 minutos.
  2. Depois desligue o fogo, tampe e deixe mais 5 minutos em infusão.
  3. Coe, se quiser adoce, e beba 3 vezes ao dia ou aplique compressas.

Precauções e contraindicações

Tome sempre 2 horas antes de qualquer outra medicação que esteja fazendo uso para não influenciar na eficácia do remédio. O médico deverá liberar o uso e alterar as recomendações do horário de ingestão, se necessário. Não se automedique.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM