,

Terçol: remédios caseiros para se livrar deles

Além de doloridos, podem causar constrangimento para algumas pessoas.

A antiga Lei de Murphy já dizia que se algo pode dar errado, vai dar errado, não é? Você conseguiu finalmente marcar aquele encontro super esperado, ou aquela entrevista para o emprego dos seus sonhos e na noite anterior aparece um enorme terçol no seu olho, deixando você com uma aparência horripilante.

Muitas pessoas se desesperam, grudam talheres quentes no olho ou preparam misturas perigosas para aplicar na região dos olhos, na intenção de sumir com aquele terçol o mais rápido possível. Mas é bem verdade que nada disso funciona. Além disso, todas as opções anteriores acabam deixando a região ainda mais dolorida.

Como surgem os terçóis?

Essa coisa incômoda geralmente aparece devido a infecções causadas por bactérias existentes na região dos olhos. Elas costumam aparecer nas glândulas sebáceas que se encontram nas pálpebras ou glândulas sudoríparas localizadas nas bases dos cílios.

Por isso, esses nódulos geralmente se tornam avermelhados e doloridos, com um ponto branco de pus, como acontece com as espinhas. Quando os terçóis se desenvolvem internamente, se tornam mais difíceis de serem identificados, mas é importante saber que independente da forma como ele se desenvolve, você jamais deve espremer um terçol, pois pode piorar a inflamação.

Não é comum que a inflamação se espalhe para os olhos, mas isso pode ocorrer. A córnea pode ficar irritada e, se não tratada, pode haver infecções, mas você pode ficar tranquilo pois não é provável que um terçol cause nenhum dano ao seu sistema ocular.

Além das infecções, os terçóis podem se desenvolver por causa de uma má alimentação, falta de higiene local, uso de toalhas infectadas e problemas de imunodeficiências do corpo.

Como identificar o surgimento de um terçol?

O terçol geralmente permanece no olho por uma semana até diminuir definitivamente. Para saber se você está desenvolvendo um terçol, basta verificar se há inclinação nas pálpebras, vermelhidão na região dos olhos, sensibilidade à luz, descontrole de lágrimas, vontade excessiva de piscar e sensação de turvidez na vista.

Remédios caseiros para desfazer os terçóis

Agora que você já conhece muito bem o que é e como se desenvolvem os terçóis, vai conhecer 5 remédios caseiros que podem ser usados para expulsar rapidamente os terçóis dos seus olhos.

1. Compressa de água quente – emerja uma toalha em água quente, espremendo o excesso de água e aplique sobre o terçol. Mantenha pressionado por aproximadamente 5 minutos e refaça o processo algumas vezes.

2. Sementes de coentro – O coentro possui propriedades altamente anti-inflamatórias, por isso podem ajudar a reduzir a inflamação, bem como as dores e as vermelhidões. Você pode adicionar uma colher de chá de sementes de coentro em um copo de água fervente. Deixe a mistura esfriar um pouco e utilize para lavar os olhos.

3. Aloe Vera (babosa) – Anti-inflamatório, calmante e antibactericida, a Aloe Vera é uma excelente aliada  na cicatrização dos terçóis. Basta cortar uma folha da babosa e extrair seu muco. Esse muco deve ser esfregado nas pálpebras e precisa agir por 20 minutos. Após esse período lave os olhos (repita o processo algumas vezes durante o dia).

4. Açafrão (cúrcuma) – Esse produto também possui propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, por isso adicione uma colher de chá de açafrão em duas xícaras de água e ferva a mistura. Use a mistura para lavar os olhos várias vezes ao dia.

Você também pode misturar o açafrão ao leite morno e beber todas as noites antes de dormir, até sentir o sumiço do terçol.

5. Batata – Com suas propriedades adstringentes as batatas são ótimas aliadas para limpar a região dos olhos infectados, além de reduzir as dores causadas pela inflamação. Para isso, rale uma batata média e amasse em pequenas quantidades. Pressione essas porções sobre o terçol durante duas ou três vezes ao dia, por 10 minutos.

O que você achou dessas dicas? Você já sofreu com terçóis? Então conte-nos sua experiência através dos comentários e lembre-se de compartilhar esse artigo com suas amigas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Homens: cuidado para não se arrependerem desta decisão

Terçol: remédios caseiros para se livrar deles