Tratamentos naturais para barriga d’água

Conhece alguém que sofre com a ascite, popular barriga d`água? Veja alguns alimentos que podem ajudar.

Publicidade

A ascite, conhecida também como barriga d’água, é uma condição que muitas pessoas demoram para reconhecer, especialmente os homens, que acreditam que ter a barriga inchada seja resposta somente do excesso de comida. Na verdade esse problema ocorre por acúmulo de líquidos na cavidade abdominal.

Ela pode acontecer por causa de outras doenças, como cirrose hepática, hepatite, pancreatite, insuficiência renal e até mesmo por certos tipos de câncer.

Depois de ser devidamente diagnosticada por um médico, existem vários alimentos que podem ajudar a reduzir o líquido acumulado, combinando com a redução drástica do consumo de sal e de bebida alcoólica, pois eles fazem o organismo reter líquido.

3 Receitas para tratar a barriga d’água

Como o foco dessa condição é o acúmulo de líquidos, é necessário estimular o organismo a eliminar esses líquidos através da urina. Para isso, alimentos diuréticos são ótimos aliados.

Publicidade

1. Suco de limão

Além de diurético, o limão é riquíssimo em vitaminais e minerais que ajudam a restabelecer o funcionamento do organismo e a equilibrar o pH do sangue.

Ingredientes

  • Água: 400 mililitros;
  • Limão: 2 unidades.

Modo de preparo

1. Basta espremer os limões, misturar com a água e beber ao menos 2 vezes ao dia.

2. Suco de agrião

O agrião é outra rica fonte de vitaminas A, C e K, que ajudam na melhora do funcionamento cardiovascular, responsável por diversas doenças desencadeadoras da ascite.

Ingredientes

  • Agrião: 1 punhado de folhas frescas;
  • Água: 250 mililitros.

Modo de preparo

1. Bata os dois ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.

Publicidade

3. Chá de boldo

O boldo é conhecido pelas suas propriedades desintoxicantes, ajudando no melhor funcionamento do fígado.

Ingredientes

  • Boldo: 3 folhas frescas;
  • Água: 300 mililitros.

Modo de preparo

1. Coloque a água para esquentar. Quando começarem a surgir bolhas ao fundo, sem ainda ferver, desligue o fogo e coloque as folhas.

2. Deixe-as de molho e tampadas por 10 minutos, coe e beba antes de dormir.

Publicidade

Outros alimentos para tratar a barriga d’água

A natureza está repleta de remédios naturais que pode incluir na sua alimentação diária, sempre com auxílio de um nutricionista para recomendar as quantidades e variedades adequadas à sua necessidade. Alguns deles são:

  • Alho cru: usar para temperar saladas ou esmagar e beber misturado em água;
  • Melancia e melão: as frutas mais diuréticas;
  • Aveia, abacate e mamão: para estimular o melhor funcionamento do intestino;
  • Cebola: altamente desintoxicante; comer crua na salada ou beber duas xícaras de suco dissolvido em água ao dia;
  • Beterraba, cenoura e espinafre: beber 250 mililitros de suco duas vezes ao dia, a menos que seja diabético (consultar médico);
  • Losna, picão, abacateiro, quebra-pedra, mangueira e cavalinha: chás com todas estas plantas são excelentes para incluir na dieta.

Dica: Tempero para reduzir o sal na comida

Para quem gosta de comida salgada é mais difícil reduzir drasticamente o sal, mas como a ascite obriga a fazer esta redução, substituir o sal por diferentes ervas vai deixar os alimentos muito saborosos e mais saudáveis. Veja a sugestão no vídeo abaixo:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM