chá digestivo
Crédito: Freepik

Chá digestivo: as 5 melhores opções e suas propriedades medicinais

Tomar um chá morno sempre ajuda a aliviar o mal estar estomacal, mas algumas plantas são mais potentes para isso, veja quais são

Publicidade

Na natureza, boa parte das plantas contêm propriedades medicinais que beneficiam a saúde dos humanos. Muitas delas podem ser usadas para fazer chá digestivo por causa de propriedades como o poder de acalmar o estômago e de estimular a produção de enzimas digestivas, além de aliviar o inchaço causado pelo excesso de comida ou de um determinado alimento que não caiu bem. Conheça quais são as plantas com essas propriedades.

Veja também: receitas de chás para tosse

Chás para melhorar a digestão

chás para melhorar digestão
Crédito: Freepik

Além de tomar alguma dessas receitas de chá para digestão, lembre-se que o efeito será melhor se mantiver uma alimentação leve e saudável, evitando alimentos industrializados, em especial aqueles ricos em açúcares e gorduras.

1. Chás feitos com Camellia sinensis

A planta Camellia sinensis é considerada o único e verdadeiro chá. De origem chinesa, ela é cultivada para a produção de chá verde, branco, preto e azul, cada um com um método de secagem diferente, mas todos com algumas características em comum. Uma delas é o poder de acelerar o metabolismo, o que também acelera a digestão dos alimentos, aliviando o desconforto estomacal.

Então você pode comprar qualquer um dos chás feitos a partir da Camellia sinensis e misturar 1 colher de sobremesa em 1 xícara de água quente, bem aquecida, mas sem deixar ferver ou irá queimar as folhas, reduzindo suas propriedades. Evite tomar à noite porque todos os tipos contêm cafeína e podem prejudicar o sono.

Publicidade

2. Sálvia

O chá de Salvia officinalis é muito popular, passado de geração em geração e recomendado para diversas finalidades curativas no organismo. Uma delas é a sua capacidade de estimular a produção de enzimas digestivas, melhorando a digestão e aliviando o inchaço.

Para preparar também é muito simples, bastando misturar 1 colher de sobremesa das folhas frescas ou desidratadas em 1 xícara de água bem quente e deixando em repouso por 5 minutos. Depois é só coar e beber, duas vezes ao dia ou apenas uma, caso resolva o problema em pouco tempo.

3. Camomila

Essa plantinha, de nome científico Matricaria chamomilla, também é muito popular e utilizada principalmente como calmante. Justamente por causa dessa propriedade ela ajuda a aliviar os espasmos estomacais que causam dor de estômago, então, é uma opção de chá digestivo muito boa.

Para preparar, pode comprar a camomila desidratada, que vem com as flores e tudo, e misturar um pequeno punhado em 1 xícara de água acabada de ferver. Deixe em repouso para fazer a infusão durante 5 minutos, depois coe e beba. Evite beber esse chá antes de realizar atividades que exigem atenção, como dirigir ou trabalhos manuais, pois pode dar sonolência.

Publicidade

4. Chá de hortelã com gengibre

Essa combinação de vegetais é muito poderosa para uma série de finalidades quando o assunto é saúde. Como chá digestivo, a hortelã e o gengibre vão oferecer suas propriedades estimulantes da digestão e anti-inflamatórias que vão ajudar a aliviar os sintomas de dor e mal estar estomacal. De quebra, é um chá que acelera o metabolismo, trazendo mais energia.

Para fazer, basta aquecer uma xícara de água e depois colocar dentro 1 fatia fina de gengibre fresco e 5 folhas frescas de hortelã. Depois de 5 minutos em infusão, coe o chá e beba morno, sem adoçar. Essa também é uma receita que deve ser evitada à noite para não atrapalhar o sono.

5. Boldo

Você certamente já ouviu falar no boldo ou, quem sabe, até já foi obrigado a tomar uma dose pura da planta macerada por sua mãe ou avó. De fato, o boldo é um poderoso digestivo, embora tenha um gosto bem amargo e seja difícil de engolir. Para curar ressaca e excesso de consumo de gorduras ele também é ótimo porque ajuda o fígado a produzir bile e a limpar o órgão dos excessos.

Publicidade

Se não quiser macerar as folhas e tomar puro, basta misturar 1 colher de sobremesa de folhas picadas em uma xícara de água quente, aguardar a infusão por 5 minutos, coar e beber. Se o estômago estiver parado, ele vai fazer expelir o que não foi digerido. Se a digestão já estiver acontecendo, só que com dificuldade, ele vai facilitar o processo e aliviar os sintomas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de tomar qualquer tipo de chá, principalmente boldo. Se tiver doenças crônicas, também deve falar com o médico antes de usar plantas medicinais.

PODE GOSTAR TAMBÉM