Utilizar papel alumínio para cozinhar faz mal à saúde? Descubra no artigo!

Alumínio em excesso pode ser tóxico à sua saúde

Publicidade

O alumínio é um metal abundante na natureza que é muito utilizado na cozinha para o preparo e manutenção dos alimentos. É muito comum termos panelas de alumínio em casa ou então utilizar o papel alumínio para guardar alimentos ou para fazer assados no forno. Mas você sabia que utilizar esses itens feitos de alumínio em excesso pode fazer à sua saúde? Sim. Isso acontece porque quando utilizamos as panelas, utensílios e papel alumínio na cozinha, acabamos ingerindo uma pequena quantidade de alumínio, que passa para o alimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dose máxima tolerável de consumo de alumínio por semana é de 1mg do metal para cada quilograma de massa corporal, ou seja, se você tem 60kg não pode ingerir mais de 60mg de alumínio por semana.

Quais os prejuízos que o papel alumínio pode trazer à nossa saúde?

A ingestão deste metal, em quantidade superior à tolerada pela Organização Mundial da Saúde, pode trazer diversos prejuízos à nossa saúde, alguns deles já comprovados pela ciência, outros que os cientistas suspeitam mas que ainda não foram comprovados. Mas ninguém quer arriscar, certo? Veja quais são os riscos:

  • Aumento da propensão a desenvolver Alzheimer – ainda não há confirmação científica, mas vários estudos clínicos apontam a relação o consumo de alumínio e desenvolvimento da doença.
  • Dermatite e desordens digestivas – quem é alérgico ao metal sofre inflamações da pele e complicações digestivas ao consumir alimentos preparados com alumínio
  • Provável relação com o enfraquecimento dos ossos – estudos apontam que o consumo em excesso do alumínio dificulta a absorção de cálcio pelos ossos
  • Provável relação com fibrose pulmonar

Portanto, o ideal é que você não utilize esse metal de modo excessivo no preparo dos seus alimentos. Não estamos afirmando que você nunca mais poderá usar o papel alumínio na sua cozinha, sabemos que ele é muito útil,  só alertamos para que o uso excessivo seja evitado para prevenir problemas de saúde. Como alternativa, sugerimos:

  • Não embalar alimentos em papel alumínio – prefira colocá-los em potes e vasilhas de vidro ou plástico
  • Substitua o papel alumínio por papel manteiga ao colocá-lo em cima do tabuleiro quando for fazer assados
  • Utilizar assadeiras feitas de silicone (que não precisam untar nem forrar com alumínio) também é uma boa ideia
  • Reduza o uso do papel alumínio a no máximo uma vez por semana.

PODE GOSTAR TAMBÉM