in

Xarope de guaco: quais seus benefícios e como fazer

Tem propriedades expectorantes, antiasmáticas e broncodilatadoras. Saiba mais sobre esse xarope.

como fazer xarope de guaco
Créditos: Pixabay

O xarope de guaco tem propriedades que auxiliam no bom funcionamento do canal respiratório, pois essa substância tem capacidade broncodilatadora e expectorante. Além disso, ela estimula as glândulas sudoríparas responsáveis pelo suor, que ajudam no emagrecimento e no combate a febre.

Também é bom para inflamações das articulações, tendões e tecido muscular no geral, eliminando toxinas e líquido retido no corpo. Curioso para aprender a preparar esse xarope tão potente? É super fácil, rápido e leva apenas três ingredientes.

 

Como fazer xarope de guaco caseiro

Veja abaixo como a receita é muito simples!

Ingredientes

  • Açúcar: 1 xícara;
  • Água: 1 litro;
  • Folhas de guaco: 9 folhas.

Modo de preparo

1. Em uma panela, preferencialmente antiaderente, leve o açúcar no fogo baixo e deixe-o caramelizar. Mexa com frequência para não queimar;

2. Quando o açúcar estiver bem douradinho, acrescente a água e as folhas de guaco;

3. Mexa bem para não queimar e depois espera até que a água ferva e reduza sua quantia pela metade;

4. Depois de aproximadamente 20 minutos, tire do fogo e coe a mistura.

5. Se quiser, pode acrescentar o suco de um limão e mel.

Como usar

Caso esteja doente, pode tomar até 4 colheres do xarope de guaco por dia. E se quiser tomar a fim de prevenir doenças respiratórias, pode ingerir 1 colher por dia antes de adormecer, mesmo estando saudável.

Entretanto, é sempre bom que converse com o seu médico sobre os tratamentos caseiros que adota. Somente ele poderá dizer se esse xarope é ou não indicado para você.

Para que serve o xarope de guaco

O guaco tem com propriedades benéficas para o sistema respiratório pois contém cumarina, que é capaz de combater tosse, gripe e excesso de catarro. O xarope de guaco consegue dilatar os brônquios colaborando para uma melhor respiração e estimulando a expectoração do muco.

Pode ser benéfico para quem esteja sofrendo com gripes, resfriados, asma e bronquite, entre outras doenças que afetam o canal respiratório. O xarope é vendido em farmácias e em lojas de produtos naturais, mas também pode ser feito rapidamente em casa, como você viu acima.

Contraindicações

A utilização de guaco não é indicada para pessoas que tenham doenças de fígado, crianças com menos de um ano, pacientes que tomem remédios anticoagulantes e pessoas alérgicas à cumarina.

Sua utilização deve ser feita de forma moderada, caso contrário poderá apresentar efeitos colaterais graves como hemorragia, vômito, diarreia e aceleramento dos batimentos cardíacos. Consulte sempre um médico para que seja acompanhado e analisado por um profissional indicado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

molho de pimenta

Aprenda 3 receitas de molho de pimenta para fazer na sua casa

xarope de cenoura

Xarope de cenoura: 4 receitas diferentes com passo a passo