,

Acne: o chocolate é o grande vilão?

Muitos culpam o chocolate pelo excesso de acne. Será verdade? Entenda!

Você sofre ou já sofreu com acne? Apesar de muito incômoda, ela é bastante comum a partir da puberdade. Nessa fase é que os hormônios começam a trabalhar com mais intensidade. Pela mesma razão a acne também pode aparecer no período menstrual ou em quem tem algum tipo de desequilíbrio hormonal.

Há quem culpe o chocolate ao aparecimento dos cravos e espinhas. Vamos ver até onde isso faz sentido?

Laticínios

O chocolate ao leite entra neste grupo, além de vários outros alimentos, como queijos, manteiga e margarina. Mas a razão para estar ligado ao aparecimento de acne é porque o leite possui traços de testosterona, ou seja, é neste ponto que entra um hormônio causador de acne.

Carboidratos

Por conta do açúcar, os carboidratos também podem ser responsáveis pelo aparecimento da acne. O excesso de açúcar no sangue causa desequilíbrio hormonal, por isso, uma dieta com muito carboidrato deve ser evitada a fim de controlar o problema.

Chocolate com menos leite

A ligação entre o chocolate e a acne se dá devido ao leite, e não aos outros componentes dessa delícia. Portanto, chocolates com maior porcentagem de cacau e aqueles sem lactose oferecem menos perigo de desequilíbrio hormonal, resultando em menos acne.

Em todos os casos, vale lembrar que cada organismo é único e não podemos generalizar dizendo que qualquer pessoa que come muito derivado de leite ou muito carboidrato terá muita acne.

Mas se você tem um problema mais acentuado com os hormônios, fazer uma dieta mais equilibrada no que diz respeito a laticínios e carboidratos pode ajudar. Antes de tudo, consulte um endocrinologista para saber quais são as necessidades individuais do seu organismo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Você pode estar sofrendo de disidrose

Acne: o chocolate é o grande vilão?