in

Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas

A Inteligência Artificial está cada vez mais próxima do nosso dia a dia. Agora está auxiliando diagnósticos médicos.

inteligência artificial na medicina
Designed by Freepik

Há poucos anos as pessoas tinham as ideias mais mirabolantes sobre como seria o futuro. Muitas dessas ideias foram levadas a sério e estão se concretizando – e muito melhor do que se podia imaginar.

A Inteligência Artificial (AI) é uma delas, pois tem permitido criar uma série de aparelhos que guardam informações em um banco de dados e fazem todas as combinações possíveis para darem-nos respostas sobre o que acontece em tempo real.

Os robôs estão entre nós! Um exemplo disso é o novo sistema criado pela Google, por intermédio da sua empresa Verily, dedicada às novas tecnologias.

Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas

O sistema criado pela gigante Google funciona assim: ele faz uma leitura do olho de um indivíduo e consegue dizer sua idade, a sua pressão arterial, se ele fuma ou não; e quais os riscos de ter um problema cardíaco.

Mas com base em quais informações o sistema consegue dar o diagnóstico? Boa pergunta! Os criadores do produto, lançado no dia 19 de fevereiro de 2018, com matéria na revista Nature, contam que reuniram dados de mais de 300 mil pacientes com diversas condições e sintomas.

Todas essas informações coletadas foram encaminhadas para uma rede neural e o sistema foi treinado para encontrar padrões e associar indicadores de problemas.

Os médicos estão vendo a novidade com positividade, pois será mais uma ferramenta útil de apoio aos diagnósticos de problemas cardíacos.

Como funciona?

Para entender como esse sistema funciona, você precisa saber que na parede interna, da parte de trás dos nossos olhos, existem vários vasos sanguíneos capazes de dar muitas informações sobre a nossa saúde.

Então, o sistema faz uma leitura desse vasos em uma pessoa, usando uma câmera alinhada a um microscópio, e analisa, com base no seu banco de dados de informações já coletadas de outros casos, informações sobre as condições cardiovasculares do paciente.

A tecnologia é segura?

Como é uma criação recente, com certeza o sistema vai passar por diversas melhorias, mas precisava ser apresentado ao mundo, pois mostrou ótimos resultados nos testes.

Depois de cinco anos após a coleta de dados, o aparelho analisou novamente as retinas das pessoas que já tinha captado informações.Foram feitas duplas de pessoas, sendo que uma delas havia sido hospitalizada durante esse período de cinco anos.

O teste foi feito com várias duplas de retinas e em 70% das vezes o aparelho acertou quem havia sido hospitalizado.

Saiba mais sobre Inteligência Artificial

Veja no vídeo abaixo algumas das invenções com inteligência artificial para saber como elas funcionam e até que ponto de independência as máquinas podem chegar:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

fazer cocô fora de casa

Você não consegue fazer cocô fora de casa? Existem motivos para isso

ficar muito tempo sentado no vaso sanitário

Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal?