,

Aprenda a arrumar a sua geladeira e a combater possíveis contaminações!

Temos dicas valiosas para você limpar e organizar a sua geladeira, de modo a reduzir as chances de ter alimentos contaminados. Confira tudo aqui e saiba como proceder!

Será que você sabe manter a sua geladeira arrumada, de forma acertada? É algo bem necessário para evitar oportunidades de contaminação e, para que os produtos alimentares possam ser refrescados de maneira adequada.

Saiba que a temperatura da geladeira não pode ser maior que 5o C, para que o desenvolvimento de micro-organismos, que causa intestino infeccionado, seja impedido. Mais, você deve cozer os alimentos antes de guardá-los na geladeira.

Como arrumar os alimentos na geladeira

Cada gênero de alimento deve ser arrumado num espaço apropriado da geladeira. Além disso, conserve-os em sacos plásticos herméticos fechados ou em caixas plásticas com tampa, de maneira a não se misturarem com outros alimentos, possivelmente, infectados. Não pense em por restos de comida em recipientes abertos na geladeira. Evite também lotar demasiado a geladeira, para que a circulação do ar frio seja facilitada e os alimentos fiquem preservados por mais tempo.

Para que os alimentos não sejam contaminados, convém arrumar a sua geladeira usando o seguinte método:

  • Porta: leite, garrafas de água, geleias e molhos como mostarda ou outros, azeitonas e outras conservas.
  • Gaveta: verduras e legumes – como são frágeis, não necessitam de muita refrigeração.
  • Parte superior (duas primeiras prateleiras): patês, iogurte, leite, presunto, ovos, manteiga, queijo, maionese e outros – como estragam com facilidade, precisam de maior refrigeração.
  • Parte intermediária: carnes e peixes em descongelamento, frutas frestas e restos de alimentos.

Convém que higienize todos os produtos que puser na geladeira: frutas, legumes, latas, iogurte, potes de azeitona e verduras. De forma a manter a durabilidade dos seus alimentos e reduzir as chances de virem a ser contaminados, coloque tudo em caixas de vidro ou plástico, tapadas e limpas.

Como fazer uma limpeza impecável da sua geladeira?

Siga os seguintes passos para limpar convenientemente o eletrodoméstico que conserva os seus alimentos:

  1. Tire a tomada da geladeira e remova tudo o que estiver dentro dela. Se detectar produtos fora da validade, deite-os fora.
  2. Use detergente e água quente para lavar as prateleiras e a gaveta. Depois, deite limão ou vinagre, limpe e aguarde que seque, espontaneamente. Caso pretenda, utilize um pano limpo para enxaguar.
  3. Utilize detergente e água para limpar o refrigerador.
  4. A parte de fora, limpe com pano suave e limpo.
  5. Depois, coloque de novo os alimentos dentro da geladeira e ligue-a. Não se esqueça de colocar a temperatura entre 0o C e 5o Saiba que mudar muitas vezes a temperatura pode provocar alimentos contaminados, porque as bactérias gostam de ambientes quentes.

Siga os nossos conselhos e mantenha as bactérias afastadas dos seus alimentos e sua geladeira sempre higienizada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nimesulida, este antiinflamatório está sendo retirado do mercado. Saiba o motivo!

Aprenda a arrumar a sua geladeira e a combater possíveis contaminações!