,

Deixar o bebê dormir mamando faz mal, afirma consultora

Entenda o porquê de evitar que seu bebê durma no peito

Seu bebê mama a noite inteira e não te deixa dormir? Saiba que isso pode ter sido causado por uma falha na aprendizagem no sono. Entenda o porquê de não deixar seu bebê dormir no peito e como contornar o choro da madrugada.

Meu bebê pode dormir no peito?

De acordo com a consultora de sono infantil, Michele Melão, deixar o bebê dormir mamando no peito pode prejudicar seu aprendizado da hora de dormir. Ao dormir sempre sugando, ele acaba associando o sugar a dormir, e vai sempre solicitar o peito para isso.

Michele afirma que 40% das crianças não consegue dormir com facilidade e, entre essas crianças, os maus hábitos de sono estão presentes em 96% dos casos, sendo totalmente reversíveis.

Maus hábitos de sono em bebês

São 2 horas da manhã, o bebê acabou de dormir da última mamada. Ela deita, silenciosa para não acordá-lo. Fecha os olhos, expira e relaxa, finalmente vai dormir! Quando o sono começa a chegar, vem o chorinho novamente… Conhece essa história?

Pois saiba que é mais comum do que você imagina. Muitas mães não conseguem dormir bem a noite, atendendo ao choro dos bebês, pois só se acalmam quando mamam. O que se pode fazer para mudar isso?

Meu bebê só dorme mamando

Quando o seu bebê chora de madrugada, ele mal começa a mamar e apaga? Então ele está querendo somente sugar, não está com fome. É interessante conversar com o pediatra para criarem uma estratégia de mamada noturna e novas formas de colocar o bebê para dormir.

De acordo com a consultora em sono infantil, a alimentação em livre demanda é maravilhosa, principalmente nos primeiros meses, mas não quer dizer que eles sempre está com fome.

Antes de dar o peito, verifique se a fralda está sequinha, se ele está com frio, calor, cólica ou alguma dor. Deixar que ele durma no peito só para facilitar, pode criar um péssimo hábito de sono, pois ele não vai aprender a dormir da forma correta.

As vezes, somente a presença da mãe já é o suficiente. Teste novas formas antes de tentar dar o peito novamente.

Como evitar que ele vicie em dormir no peito

O ciclo de sono do bebê pode durar apenas uma hora durante a noite, então é normal que ele acorde algumas vezes. Lembre-se que ele está aprendendo a lidar com o corpinho e com a vida aqui fora.

Se cada vez que ele acordar, receber algo para sugar – não necessariamente o leite – ele vai viciar e solicitar todas as vezes, pois para ele é calmante e instintivo. Mas você deve deixar que ele aprenda a dormir da forma correta.

Observe durante o dia qual é o choro de fome verdadeiro, depois de uma semana de vida, já dá para você começar a perceber os padrões de choro. Assim, quando ele começar a se mexer e choramingar a noite, você saberá a diferença e como agir em cada caso.

Muitas vezes, ele só quer sugar, não está com fome e a mamãe preocupada em não deixar o bebê com chorando, acaba amamentando.

Algumas mamães, já cansadas da batalha de levantar e socorrer o chorinho de sono, acabam colocando o bebê na cama. Será que isso é saudável?

Então, capriche na amamentação durante o dia, em livre demanda, mas a noite, deixe que ele tente dormir sozinho, fique do lado, acolha, mas deixe-o ao menos tentar, ok?

E lembre que, apesar de seu bebê ser único e especial, ainda existem você para cuidar! Tente dosar da melhor forma possível e estar descansada para cuidar de outras partes também importantes da sua vida.

Gostou das dicas? Compartilhe!

 

Fonte: http://gravidez.online/bebe-dormir-mamando-faz-mal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *