,

Amei

Caju: milagroso e completo

Protege saúde, ajuda no sono, cuida da visão, é bom para diabéticos e para os que sofrem com problemas do coração.

O caju é um fruto – originário do Brasil, e se encontra em maior abundância no Nordeste do país, devido ao clima de características tropicais. O fruto é a castanha e o caju, de onde se extrai o suco, com cores vivas como o amarelo ou vermelho, é o “pseudofruto”. Mas, para facilitar o entendimento de todos, vamos chamar o caju de “fruto”, a castanha de “castanha de caju” e todo mundo fica feliz, certo?

O caju é um fruto rico em vitamina C e é ótimo para a saúde! E tanto a castanha como o o caju propriamente dito têm benefícios incríveis, podendo ser considerado um dos frutos mais saudáveis do mundo.

Veja os benefícios do suco de caju:

1. Como tem maior quantidade de vitamina C, até mesmo mais que a acerola, combate os sintomas da gripe e constipações;

2. Com baixa quantidade de açúcar, é bem tolerado por diabéticos;

3. A redução dos açúcares previne o crescimento de células cancerígenas;

4. O baixo nível de colesterol mau torna-o um bom aliado para quem tem problemas relacionados com o coração, ou simplesmente como prevenção;

5. Rico em Cálcio e Magnésio, torna os ossos mais fortes;

6. A pele torna-se mais jovial porque tem uma enzima capaz de criar melamina e por ser muito bom para tratar problemas de pele.

Veja agora os benefícios da castanha de caju:

A castanha de caju é muitas vezes consumida salgada, mas é ao natural que realça o seu verdadeiro poder para a saúde.

1. É rica em vitaminas A, B, C e também do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina, fibras solúveis, minerais e fitoquímicos antioxidantes que previnem doenças, como o câncer. Todos esses constituintes são essenciais para acelerar o metabolismo e queimar gordura, proteína e hidratos de carbono em células. Já é sabido que a vitamina B6 é essencial para a saúde, é ela que vai ajudar o corpo a combater doenças e infecções ao criar anticorpos. Consumindo apenas 100 g, o corpo vai obter 30% da dose recomendada diariamente.

2. A castanha de caju ajuda o sono, ao produzir hormônios que regulam o sono-vigília. O sistema nervoso, ao libertá-los, vai causar bem-estar, combatendo também a depressão.

3. Reduz o nível de homocisteína, que irá prejudicar o funcionamento das artérias e levar ao surgimento de coágulos no sangue perigosos que podem bloquear a circulação sanguínea.

4. Os ácidos graxos mono insaturados presentes no caju em quantidades elevadas, contribuem para o bom funcionamento do coração, ajudando a reduzir o colesterol mau, e aumentando o bom.

5.Além disso, ela é rica em minerais essenciais. Os minerais presentes na castanha são riquíssimos e bastante vantajosos. Eles são o potássio, o manganês, o cobre, o selênio, o magnésio, o zinco e o ferro. Menos de 100 g(cerca de um punhado) de castanha de caju é suficiente para fornecer a dose necessária ao nosso corpo.

6. O nosso organismo não produz um antioxidante relevante como é a zeaxantina, que está presente no caju; ela faz bem para a visão e evita a degeneração macular que surge associada ao envelhecimento (dificuldades na leitura, na condução, na visão noturna…)

7. Para além de melhorar o sono como já foi referido, a castanha de caju tem um ingrediente fundamental que afasta a depressão: o triptofano. Um nutriente que equilibra o humor, ajuda no crescimento infantil, regula o comportamento e diminui estresse, ansiedade e estados depressivos. É um antidepressivo natural.

8. O mesmo punhado de caju rico em minerais, contém também entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano.

9. No documentário “Food Matters – O Alimento é importante”, o dr. Andrew Saul, garante que “dois punhados de castanha de caju são equivalentes a uma dose de Prozac.” Incrível e natural!

10. Comer regularmente contribui para a redução de cálculos biliares. E ao comer está também a cuidar dos dentes porque tem nutrientes que combatem a cárie.

Mas é preciso ter cautela, porque este fruto pode causar alergia a pessoas mais intolerantes.

Para terminar, vamos deixar a você uma receita com o caju para fazer um gargarejo que faz um super bem para a garganta:

INGREDIENTES:

  • Caju: 1 pseudofruto
  • Água: 1 copo

MODO DE PREPARO:

1. Cortar e retirar a casca do caju;

2. Ponha no fogo até ferver, e depois desligue

3. Deixe esfriar, mas não deixe ficar completamente frio.

4. Bata no liquidificador, coe e está pronto!

5. Gargareje até quatro vezes por dia.

Veja os benefícios da castanha de caju neste video.

Convencido dos maravilhosos benefícios do caju? Compartilhe essa dica!

 

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Má postura influencia enxaquecas

Caju: milagroso e completo