in

Você sabia que usar desodorante faz mal à saúde?

Usar desodorante faz parte dos hábitos de higiene. Mas as versões industrializadas podem trazer prejuízo à saúde.

desodorante faz mal
Designed by Freepik

É estranho pensar que desodorante faz mal, já que quando eles surgiram, lá em 1888, a vida em sociedade mudou. Afinal de contas, não devia ser fácil viver cercado de pessoas fedorentas (e ser uma delas).

Antigamente as pessoas tentavam disfarçar o cheiro de suor com almofadinhas nas axilas, perfumes e também essências naturais, óleos, plantas e gorduras.

Mas quando o primeiro desodorante apareceu, passou a ser uma regra de etiqueta, para homens e mulheres, e quem a seguia passava uma impressão melhor.

O produto se tornou tão essencial que hoje em dia há quem use desodorante até para dormir. Mas esse hábito pode ser um problema se você usa um desodorante industrializado. Veja por quê.

Desodorante faz mal?

Assim como todos os produtos industrializados, os desodorantes também são feitos de combinações químicas maléficas à saúde, por mais que entreguem o resultado prometido. Algumas dessas combinações são:

  • Propilenoglicol: É um princípio ativo que quando absorvido pelo organismo pode causar problemas no coração, no fígado e no sistema nervoso.
  • Triclosan: Ele é usado nos desodorantes como antisséptico. Mas estudos têm mostrado que quando ele é usado por um longo tempo aumenta o risco de alergias e problemas no músculos.
  • Alumínio: O alumínio em alta concentração está relacionado ao surgimento de câncer de mama, de próstata, impotência e maior risco de Alzheimer.
  • Parabenos: É um componente que altera o equilíbrio hormonal. Estudos apontam seu risco para o câncer e efeitos acentuados de menopausa (na mulher) e andropausa (no homem).
  • Ftalatos: Esse componente também altera o equilíbrio dos hormônios, podendo contribuir com o aumento de peso, excesso de pelos no corpo e antecipação da menopausa e andropausa.

Com esse tipo de informação cada vez mais ao alcance de todos, atualmente, as pessoas que se preocupam com o que comem, logo começam a se preocupar com o que estão colocando na pele. Assim, começam a buscar opções que venham direto da natureza, sem adição de ingredientes artificiais.

Desodorante causa câncer?

Um estudo realizado pela Universidade de Genebra, na Suíça, mostrou os perigos dos desodorantes que contêm sais de alumínio, mencionando anteriormente.

A exposição a esse componente por longo prazo pode gerar tumores com metástase (câncer que se espalha para outras partes do corpo), porque ele bloqueia as glândulas do suor e se acumula abaixo da pele.

O perigo vale para homens e mulheres, então a recomendação é que prefiram desodorantes sem sais de alumínio.

Dica: Como fazer desodorante natural?

Se o desodorante faz mal, quais seriam as opções mais naturais, porém eficientes? A verdade é que cada produto natural que se pode usar em substituição do desodorante do supermercado por agir de maneira diferente em cada corpo.

Então o ideal é experimentar até encontrar a opção que funcione para você. Veja uma receita no vídeo abaixo:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico ou dermatologista. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

ficar muito tempo sentado no vaso sanitário

Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal?

como tratar terçol

Como tratar terçol no olho? Dicas para se livrar do problema