,

Amei

Conheça 10 dicas para salvar o seu casamento do divórcio

Dicas foram compartilhadas por especialistas da área de psicologia

Quantos casais de amigos você conhece que já se divorciaram? Quantos papéis de divórcio você mesma já assinou? Atualmente. é muito comum ouvir as pessoas, até mesmo as mais jovens, dizerem que já foram casadas e se divorciaram.

Mas qual será o real motivo para esse aumento no número de divórcios? Será que as pessoas estão menos pacientes com o interesse do outro? Será que o divórcio se tornou algo tão fácil que as pessoas preferem fazê-lo do que tentar ter mais um chance com o parceiro? É assim que muitos casais pensam hoje em dia: “não dá mais certo, melhor separar!”.

Mas você faz parte do grupo de pessoas que ainda se importa com o “até que a morte nos separe”? Então saiba que você não está sozinha. Por saber que muitas pessoas ainda sonham com casamentos felizes e duradouros, um grupo de psicólogos compartilhou 10 formas de agir que ajudarão você e seu parceiro na tentativa de melhor sua relação.

O que fazer para salvar o seu casamento?

1. Evite comparações – Você e seu parceiro são pessoas únicas que decidiram ficar juntos porque se amam. Por isso, um precisa aceitar e dar o braço a torcer um pouco para que isso dê certo. Mas comparar o seu parceiro ou a sua parceira com outras pessoas é um golpe sujo. Afinal, ninguém gosta de saber que o seu amor está lhe pressionando ou que ele acha uma outra pessoa mais organizada ou mais educada que você.

2. Respeite o outro e se respeite – O respeito é o ponto principal de um casamento. Mesmo em momentos de brigas ou desentendimentos do dia a dia, não é certo desrespeitar o companheiro. Além de o desrespeito ser uma forma de violência, ele só fará a sua relação ir cada vez mais por água abaixo.

3. Mantenha seu parceiro como prioridade – É comum que após o nascimento dos filhos, o marido seja colocado para escanteio pela sua esposa. Mas esse é um dos erros mais comuns que cometemos em um casamento. O casal precisa ser prioridade na família, caso contrário restará ao seu lado alguém que se distancia a cada dia.

4. Cuide de si mesma(o) – Para que seu casamento dê certo, você precisa se sentir bem consigo mesma. Se acha que está acima do peso, emagreça, se acha que está feia, embeleze-se. Não há como o outro achar você atraente se você olha para o espelho e não gosta do que vê. Isso serve para a esposa e para o marido também.

5. Ninguém é perfeito – Muitas pessoas acham que, após o casamento, serão capazes de mudar as pessoas à sua maneira. Isso é uma verdadeira mentira. Ninguém é capaz de mudar a essência do outro e vocês precisam aprender a compreender as falhas um do outro. Ao invés de tentar mudar os hábitos de um cônjuge, não seria mais fácil conversar e entrar em um consenso? Você tenta ser flexível com algumas coisas enquanto o outro se esforça um pouquinho para melhorar naquilo que lhe magoa.

6. Perdoem-se – Como dito acima, é impossível encontrar uma pessoa perfeita. Por isso, sempre que houver desavenças, procurem conversar honestamente e entender os pensamentos um do outro. Essa atitude geralmente tem o poder de fortalecer sua relação.

7. Evite ser extremista – Algumas pessoas, quando sentem que a relação não está bem, partem para a ameaça. Mas não faz bem a ninguém ouvir todos os dias “se você não mudar, eu vou abandonar você”. Evite o extremo durante conversas conjugais. Não é deixando o seu companheiro com medo que você conseguirá salvar o seu casamento. Isso só fará ele ou ela se irritar ainda mais com a situação.

8. Mantenha o autocontrole – Como já foi mencionado anteriormente, ofensas e insultos são extremamente nocivos. Se, durante um momento incontrolável de raiva você sentir vontade de ofender o seu cônjuge, diga um enorme “pare” para si mesma(o). Já concordamos que violências verbais só fazem piorar ainda mais todas as situações.

9. Evite fofocas – Quando temos problemas em casa torna-se comum desabafar com a mãe, irmãs ou ainda amigas. Isso geralmente faz com que as pessoas fiquem com raiva do seu parceiro e passem a vê-lo com maus olhos. Se você realmente deseja manter seu casamento a salvo, lembre-se de sempre conversar honestamente com seu companheiro sobre os problemas entre vocês. Quanto menos pessoas souberem da sua vida pessoal, menos palpites errados você irá receber.

10. Entenda o jeito dele de amar – Cada pessoa possui uma maneira diferente de expressar o seu amor. Seu cônjuge pode se expressar por gestos, pela maneira de cuidar de você, pelo modo como te olha. Aprenda a identificar as expressões amorosas do seu parceiro e faça-o perceber que é correspondido. Afinal, ninguém gosta de amar sozinho!

Gostou dessas dicas? Então deixe-nos sua opinião através dos comentários e lembre-se de compartilhar esse artigo com seus amigos

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Conheça o chá de gengibre para emagrecer

Conheça 10 dicas para salvar o seu casamento do divórcio