,

Amei Hahaha Fofo Meu Deus! Estranho Triste

Saiba por que estão doendo as solas dos seus pés

Sofre de dores intensas debaixo dos seus pés? Então essa matéria é para você.

Sabe aquela sensação de dor na sola dos pés, logo ao acordar? Esse é um mal recorrente, e a aflição por vezes é tão grande que até o simples ato de pousar o pé no chão parece que machuca. Por essa razão, muitas pessoas não hesitam em procurar um especialista, para tentar resolver o problema. Mas, afinal, qual é o motivo para esses dores incomodativas?

Essas dores são causadas, na maioria das situações, pelo uso de sapatos inadequados. É precisamente essa circunstância, que dita que a dor seja mais frequente em mulheres. Mas não pense que é só por culpa dos saltos altos. A verdade é que o calçado demasiado rasteiro e mole também provoca danos. De acordo com Marco Antonio Ambrosio, ortopedista do Hospital Samaritano de São Paulo, o sapato rasteiro deixa o pé dolorido na parte da sola mais próxima do calcanhar. Por sua vez, o salto provoca a dor na parte da frente.

Tipos de dores nas solas dos pés

1. Talalgia

A talalgia é a dor nos pés que se manifesta na parte traseira da sola. Geralmente, essa dor é originada pela fascite plantar, ou seja, é provocada por uma inflamação na fáscia plantar, que se desenvolve na ponta do calcando e termina perto dos dedos.

Essa inflamação é motivada pela sobrecarga, e pode inclusivamente evoluir para uma degradação do calçado.

2. Metatarsalgia

Esse tipo de dor surge na planta do pé, na parte média anterior, abaixo dos ossos do metatarso. A parte mais junta aos dedos, abaixo da cabeça dos metatarsos, é a área que é mais afetada. Vários tratamentos podem ser aplicados, desde a prescrição de fármacos, à fisioterapia. O uso de palmilhas e calçados adequados é o melhor complemento.

Previna as dores nas solas dos pés

  • A ideia de que o sapato mole, que é capaz de dobrar com as nossas próprias mãos, é o sapato ideal, é pura mentira. O que você deve procurar para assegurar a saúde dos seus pés é um sapato mais rígido e forte. Pode até optar por uma palmilha acolchoada para sentir algum conforto, mas é importante que a estrutura do sapato seja forte.
  • Aposte em calçado com um salto entre 3 a 4 cm, e que tenham amortecimento. Invista um pouco nos sapatos que escolhe, para assegurar que eles vão dar bom suporte ao pé.

Como tratar e aliviar a dor?

Para um alívio rápido da dor, é importante deixar de sobrecarregar os pés. Para isso, terá de evitar pisar o chão. Em casos mais extremos, o médico especialista pode mesmo recomendar que fique alguns dias sem pousar os pés no chão. Passe gelo nas regiões doloridas três vezes ao dia, durante 20 minutos. Faça também alongamentos com os pés, retesando os dedos e puxando-os para trás.

Tome cuidado com os seus pés, sobretudo se praticar algum esporte que use e abuse dos seus membros inferiores. O uso excessivo dos pés pode levar a uma fartura por estresse. Essa lesão é silenciosa e acaba por se desenvolver de forma gradual.

O fato da dor parar porque a sobrecarga está em pausa, não quer dizer que o problema esteja resolvido. O melhor é, sempre que possa, consultar a opinião de um profissional.

Para saber mais sobre a fascite plantar assista a esse vídeo:

Compartilhe essa dica!

11 Comments

Leave a Reply
  1. Eu tinha estas dores no calcanhar e solado a dor era tão forte que quando eu estava sentada pra levantar ficava que se de quatro andava encurtada e só queria sentar sabe o que era esporão nós dois pés fiz cirurgia nos dois pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixar o bebê dormir mamando faz mal, afirma consultora

Saiba por que estão doendo as solas dos seus pés