Empresa alfabetiza funcionários em vez de demiti-los

Quando existe boa vontade, nenhum desafio é impossível. Conheça essa história!

Publicidade

Quantos adultos analfabetos você conhece?! No Brasil há milhares e sabemos que muitas pessoas teriam mais oportunidades na vida se pudessem contar com o apoio de quem tem condições de ajudar. Felizmente, foi isso que aconteceu em uma empresa de São Paulo.

Esse belo exemplo de empatia veio da WeWork Paulista, uma empresa que oferece espaço de trabalho compartilhado para profissionais autônomos e outras empresas. Apesar de contar com serviço terceirizado de auxiliares de limpeza, o local estava com problemas para manter a organização.

Pensando em como resolver a situação, uma funcionária da empresa, Nátaly Bonato, elaborou uma ficha com um relatório que deveria ser preenchido pelos funcionários da limpeza quando passassem em cada sala, informando por escrito se o ambiente havia sido limpo ou não, e a razão para organizar melhor o processo de limpeza. Ela não esperava, porém, que o relatório acabasse sendo um grande problema para a equipe.

Ao perceber que as informações contidas no relatório não faziam sentido, Nátaly e sua equipe acabaram descobrindo que metade dos funcionários da limpeza não sabiam ler e escrever.

Publicidade

Nessa posição, muitas empresas apenas demitiriam o pessoal do serviço para não se incomodarem, deixando aqueles trabalhadores desamparados. Mas Nátaly quis fazer algo bom.

Alfabetizar para gerar oportunidade

Determinada a fazer a diferença para todos aqueles que passassem por sua vida, Nátaly entrou em contato com escolas parceiras da WeWork até encontrar Dani Araujo, uma pedagoga que aceitou alfabetizar os colaboradores.

A partir de então, as aulas aconteciam na empresa, toda terça e quinta, no horário do almoço. A pedagoga, que não tinha experiência com alfabetização de adultos, contou em entrevista que esse foi um desafio maravilhoso, onde ela vibrou cada vitória com os alunos.

Depois de 5 meses, o resultado

Determinados a alcançar o objetivo de aprender a ler e escrever, depois de 5 meses de aulas, Neuraci, Irene e “Madruga” já conseguiam redigir uma carta. Depois de tanta dedicação, eles mereciam comemorar essa grande conquista.

Publicidade

Formatura com direito à beca

Foi no próprio espaço da WeWork que os alunos/colaboradores receberam uma grande surpresa: a celebração da formatura, com direito à beca e muitas lágrimas de toda a equipe que acompanhou cada momento dessa trajetória.

Uma experiência que marcou a vida de todos

O sentimento de dever cumprido de Nátaly e sua equipe, e a inigualável sensação de desafio vencido dos três formandos, tornou o momento inesquecível para todos.

Agora, estes profissionais sentem-se mais capazes e seguros para seguir em frente e buscar outras conquistas com a liberdade de se comunicarem através da leitura e da escrita.

Publicidade

Que esta história sirva de inspiração, tanto para quem adoraria aprender a ler e escrever depois de adulto, mas duvida de sua capacidade, quanto para aqueles que têm condições de proporcionar essa conquista na vida de uma pessoa que seja.

PODE GOSTAR TAMBÉM