,

Amei Fofo Estranho Triste

O que esconde a cor da cera dos ouvidos?

A coloração do cerume pode ser interpretada e revelar se você se encontra saudável ou não. Quer saber mais?

Seus ouvidos estão precisando de uma limpeza? Da próxima vez que se munir de um cotonete para concretizar essa tarefa, preste atenção na cera. Não tenha nojo! Pode parecer um pedido inusitado, mas é importante que você analise o seu cerume para se certificar que está bem de saúde.

Cera não é sujeira! É apenas uma defesa do seu organismo, que cria esse líquido para que os seus ouvidos fiquem protegidos. Esse fluído viscoso vai funcionar como uma barreira, impedido que os micro-organismos nocivos invadam o seu organismo e prejudiquem você. Um muro natural e cheio de saúde composto por ácidos graxos, esqualeno e álcool.

O significado da cor da cera dos ouvidos

1. Amarela, úmida e pegajosa

O tipo de cera mais vulgar. A umidade serve para evitar que o canal auditivo fique tapado.

2. Cerume cinza

É raro mas pode acontecer! Em que circunstâncias? Absolutamente normais, como parte do processo natural de limpeza do ouvido. Só terá de se preocupar se sentir coceira e se a cera estiver mais quebradiça. Esses sintomas podem ser resultado de eczema. Nessa circunstância, o melhor mesmo é consultar opinião profissional.

3. Cerume amarelo claro

É mais comum a cera dessa tonalidade ser encontrada nos ouvidos das crianças. Isso porque elas são umas autênticas máquinas que fabricam cera em grandes quantidades. Algo que vai diminuindo à medida que vão crescendo.

4. Cerume escuro e peganhento

Essa textura e coloração indicam que você, por alguma razão, tem produzido mais suor que o habitual. Não representa qualquer perigo, mas pode contribuir para que o seu odor corporal fique um pouco mais forte.

5. Cerume escuro e espesso

Razões como ansiedade e estresse são mais que suficientes para que o organismo dê um reforço na produção de cera. Mesmo a transpiração faz com que os níveis de cera aumentem! O único problema é que essa cera excessiva pode deixar o canal auditivo entupido, causando problemas de audição. O que fazer? Encontrar sua fonte de estresse e tentar resolver essa situação. Se não for o caso, apenas limpe o ouvido com mais frequência.

6. Cerume branco e escamoso

Está achando estranho? Relaxe! Não tem qualquer motivo para se preocupar. Isso quer dizer que você não tem tanto odor corporal.

7. Cerume enegrecido

Só de imaginar retirar o cotonete do ouvido e ver cera marrom ou preta leva um susto? Nada tema, porque não tem mal algum. O escurecimento da cera pode ser porque o seu ouvido fabricou fluídos com mais intensidade. Acontece frequentemente quando sentimos estresse. Pode também apenas significar que a cera já leva algum tempo em seu ouvido. Ao sair, entra em contato com o oxigênio e reage dessa forma, escurecendo.

8. Cerume escorrendo

Pode até acontecer escorrer um pouquinho de cera. Isso faz parte do processo de limpeza natural do ouvido. Mas se for em grande quantidade e vier acompanhado quer de pus, quer de sangue, o caso muda de figura. O seu tímpano pode ter perfurado, por isso o melhor é ir no médico.

9. Cerume com sangue

Sua cera está parecendo sangue ressequido? Provavelmente será mesmo, podendo indicar que terá o tímpano furado.

Quem diria que a cera poderia ter tantas tonalidades? Felizmente, a maioria não traz qualquer transtorno para sua saúde, apesar de poder criar alguns sustos.

Dê uma olhada no seu cotonete da próxima vez que tirar cera dos ouvidos. Pode parecer uma atitude algo nojenta, mas não tem melhor para analisar a coloração da cera. Que vantagens é que isso poderá trazer? Simples! Assim fica mais fácil detectar alguma coisa errada e consultar um médico para que ele confirme e recomende um tratamento.

Muito cuidado com o cotonete! Quando usado em excesso pode machucar e prejudicar a saúde do seu ouvido. Recorra a um médico otorrino para fazer limpeza, por exemplo. Desse jeito, poderá assegurar que seu tímpano não fica danificado.

Assista a esse vídeo para saber mais sobre os seus ouvidos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

One Comment

Leave a Reply
  1. ” Amei todas as informações….parabéns a todos e, q. Deus abençoe vocês ”

    Como posso tirar dúvidas em um tratamento???

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 sintomas que indicam a pressão alta

O que esconde a cor da cera dos ouvidos?