Igreja Universal é acusada por tráfico de crianças

Após denúncia, o Ministério Público de Portugal abriu um inquérito para investigar o caso.

Publicidade

A partir de hoje, 12/12/2017, a rede de televisão portuguesa TVI transmitirá uma reportagem chamada “O segredo dos Deuses”, sobre uma recente denúncia que liga a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) a uma rede internacional de adoção clandestina.

Na reportagem, que começou a ser transmitida no País logo pela manhã desta segunda-feira, a TVI revelou que o bispo Edir Macedo, líder da IURD, está envolvido em um esquema que recebe crianças deixadas pelos pais em uma casa de adoção pertencente à igreja, chamada de Lar Universal, mas sem o conhecimento das autoridades.

Este esquema, de acordo com a TVI, já ocorre desde a década de 90, em Lisboa. Depois que as crianças são deixadas no local pelos pais, que normalmente não têm condições de criá-las, os menores são levados para o exterior e são registrados clandestinamente como filhos biológicos de outras pessoas ligadas à IURD.

A reportagem inclui, ainda, que os netos de Edir Macedo, hoje adultos, também sejam crianças roubadas do Lar Universal.

Publicidade

Assim que foi acusada e informada sobre a abertura de um inquérito para investigação do Ministério Público português, a IURD enviou um comunicado à redação da TVI afirmando que as acusações contidas na reportagem foram feitas por parte de um ex-membro da Igreja, Alfredo Paulo Filho, afastado em 2013 por condutas impróprias.

A igreja não nega a existência do Lar Universal, mas afirma que as adoções sempre foram feitas por intermédio legal do Tribunal de Família e Menores de Lisboa, em Portugal. Agora, pretendem avançar com processos judiciais contra a acusação.

Fonte: Exame.

PODE GOSTAR TAMBÉM