,

Modismos na dieta e busca de mágicas para a vida saudável

Médico Drauzio Varella critica a onda de dietas que vai na contramão da evolução

O médico Drauzio Varella tem uma forma simples de apontar as formas de prevenir e tratar a saúde.

Quando o assunto é dieta, o médico é taxativo: “nunca houve tantos modismos”, alerta.
São muitas as dietas, a livre de glúten, de lactose, a dieta sem gorduras as que eliminam qualquer tipo de substância oriunda de animais.

Há dietas que até eliminam alimentam e o médico brinca que elas contêm DNA de pedras.
É uma maneira radical de dizer que há algo muito errado com a forma como olhamos para a alimentação atualmente.

A história da humanidade é baseada na busca por alimentos. Quando não dominávamos a agricultura, os grupos migravam para obtê-lo. Por isso eram nômades.

O domínio das técnicas de agricultura permitiram a fixação do homem à terra, reduziram os índices de mortalidade e aumentaram a qualidade de vida.

Foram 6 milhões de anos caçando, e que a miséria é inerente ao nosso passado, à nossa história.

Mesmo a possibilidade de armazenar alimentos não livrou a humanidade de crises alimentares que perduram até os dias atuais.

Até a Segunda Guerra Mundial, eram comuns as crises por privação de alimentos na Europa. A contínua busca por aperfeiçoar as técnicas de agricultura e pecuária é um fenômeno que aumentou o acesso de alimentos de maneira mais equânime a partir do século 20.

Nunca o homem se alimentou tão bem, mas também é a primeira vez que começam a existir questionamentos sobre essa fartura toda.

Se antes o homem precisava ingerir todo o alimento possível por não saber quando faria uma nova refeição, hoje não sabe como parar.

É uma informação gravada em nossos neurônios e nosso corpo não está mais sujeito a imensos gastos energéticos que a caça e a coleta demandavam.

Foi assim que surtiu a obesidade. E essa condição cresce com o conforto. Basta tocar uma tela para ter alimento na porta, seja ele qual for, sem nem o esforço de comprar os ingredientes e preparar.

Cada vez mais sedentários, o homem também busca soluções mágicas para fugir da realidade que comer mais do que precisa.

É assim que entram as dietas da moda, livres de tudo e que só engordam contas correntes de quem vende esses feitiços contra o óbvio. E não há como discordar, esse comportamento dietético forma uma legião de apaixonados contra os quais nem adianta argumentar.

O homem não teria sobrevivido se não tivesse ingerido carne vermelha e carboidratos. Não há alimentos fantásticos e poderosos o suficiente na horta para mudar essa realidade.

Assim, na avaliação de Drauzio Varella, a melhor atitude é comer saladas e frutas a vontade e um pouco de todo o resto. Busque o equilíbrio e a moderação, mas não se prive dos prazeres da comida!

Fonte: https://drauziovarella.com.br/drauzio/artigos/gluten-lactose-e-outras-modas/

Gostou dessa dica? Então compartilhe!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

10 motivos para você nunca pular o café da manhã

Modismos na dieta e busca de mágicas para a vida saudável