in

O que é, quais as causas e quais os tratamentos da sudorese excessiva?

A sudorese excessiva pode afetar qualquer pessoa devido à sua relação com hormônios e com fatores emocionais.

sudorese
Créditos: Wikimedia Commons https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TranspirationPerspirationCommonsFL.jpg

Sudorese significa o mesmo que transpiração, ou seja: eliminação de suor. Isso acontece quando o corpo atinge a uma temperatura de 37ºC ou durante atividades físicas. Esse é um processo natural e essencial para controlar a temperatura natural do corpo. As áreas mais comuns pelas quais o corpo elimina o suor são as axilas, o rosto e as palmas das mãos.

Se a sudorese for excessiva, no entanto, pode causar desconforto em termos sociais. Quando a eliminação de suor ultrapassa o valor comum, ela é chamada de sudorese excessiva ou de hiperidrose. Essa eliminação de suor também podem estar ligada a fatores emocionais e a hormonais.

Causas da sudorese

sudorese causas
Créditos: Glow Mash

As causas da sudorese excessiva podem variar. Ela pode estar relacionada a fatores genéticos ou a mudanças hormonais. Algumas complicações médicas também podem afetar a transpiração normal do corpo, o que provoca eliminação de suor em excesso. Veja algumas das causas a seguir!

1. Menopausa

É muito comum que mulheres na menopausa sofram de sudorese excessiva devido à alteração hormonal. Um dos hormônios responsáveis pelo equilíbrio da temperatura corporal é o estrogênio, que sofre uma queda brusca durante a menopausa.

2. Gravidez

A sudorese excessiva durante a gravidez também é muito comum e está relacionada às alterações hormonais e à aceleração do fluxo sanguíneo. É comum que as mulheres sintam ondas de calor durante o dia e durante a noite. Por esse motivo, o corpo produz mais suor a fim de equilibrar a temperatura corporal.

3. Predisposição genética

É comum que a sudorese em excesso tenha como causa a predisposição genética. De acordo com algumas pesquisas, essa é uma das causas mais comuns para esse problema.

4. Ansiedade

As questões emocionais e a sudorese excessiva estão diretamente relacionadas. Isso ocorre porque a ansiedade é capaz de interferir no funcionamento do cérebro, que, por sua vez, altera as glândulas sudoríparas. Elas são responsáveis pela transpiração.

5. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo se trata de um problema cada vez mais comum. A glândula tireoide passa a produzir hormônios em excesso, o que pode estimular a sudorese excessiva.

6. Sistema nervoso e doenças relacionadas

Uma das funções do sistema nervoso é reagir a situações de estresse. Ele estimula uma reação rápida em casos de perigo, como uma forma de defesa natural do ser humano, porém pode também estimular a produção de suor.

Entre outras causas de sudorese, estão:

  • Mal de Alzheimer;
  • Leucemia e linfoma;
  • Esclerose Múltipla;
  • Epilepsia;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Diabetes;
  • Alcoolismo;
  • Doença de Parkinson;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Medicamentos psiquiátricos, de pressão arterial e antibióticos;
  • Alguns suplementos.

Tratamentos

sudorese tratamento
Créditos: SOL-Millennium

A sudorese excessiva, ou hiperidrose, não é uma situação de emergência, e o tratamento pode ser feito com cirurgias, com medicamentos ou com outros procedimentos.

Iontoforese

A terapia por iontoforese é um método comum para combater a sudorese excessiva, que apresenta grande sucesso na maioria dos casos e que apresenta poucos casos de efeitos colaterais. Esse é um procedimento que usa impulsos elétricos no corpo, estimulando a absorção do suor através da pele. O procedimento pode ser feito por sessões de até 20 minutos e com uma frequência de 5 a 20 dias consecutivos.

Botox

O botox geralmente é usado para tratamentos estéticos, porém também pode ser usado para tratamento de sudorese excessiva. Nesse caso, o botox pode ser aplicado na área mais afetada pela hiperidrose a cada 9 ou 10 meses.

Cirurgia: remoção das glândulas sudoríparas axilares

Essa cirurgia é feita na região das axilas por meio de um processo de sucção das glândulas. A cirurgia e o pós-operatório são simples, porém as chances do paciente apresentar suor compensatório são extremamente comuns. Isso significa que o paciente deixa de ter sudorese excessiva na região das axilas, porém o organismo continuará a eliminar aquele suor por outra região.

Terapia

A sudorese excessiva acaba por causar incômodo e frustração ao paciente devido à vida social ser afetada por essa condição. Nesse caso, o paciente também pode optar por fazer terapia para recuperar a autoestima e para tratar inseguranças.

Sudorese ou Hiperidrose?

sudorese hiperidrose
Créditos: Discover Magazine

Sudorese é o processo de transpiração feita pelo organismo. Ela serve para equilibrar a temperatura do corpo humano de forma natural. A sudorese excessiva é a que se pode chamar também de hiperidrose, e nesse caso apresenta produção de suor em excesso.

A hiperidrose pode ser primária, que geralmente está ligada a questões genéticas a às áreas mais comuns de transpiração do corpo como axilas, rosto e mãos. Já a hiperidrose secundária está ligada às glândulas de suor e à sua hiperatividade. Essas estão ligadas a questões mais sérias como hormonais, obesidade, distúrbios psiquiátricos e outros.

Que médico consultar?

A hiperidrose não é um caos de urgência, por isso você pode marcar uma consulta de acordo com as possíveis causas e áreas afetadas. Dentre as especialidades médicas que podem ser consultadas, estão o endocrinologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista e o clínico geral.

Para acelerar o processo, você pode ajudar seu médico levando informações claras relacionadas aos sintomas. É importante saber quais sintomas tem e quando apareceram. Esteja ciente também se já houve casos na família. Outra precaução que ajuda é estar atento a medicamentos ou suplementos que você tenha ingerido com frequência.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

conjuntivite canina

Sintomas e como tratar a doença conhecida como conjuntivite canina

quais petiscos para receber os amigos

5 Receitas de petiscos para receber os amigos e assistir os jogos da Copa