,

Já ouviu falar em tocofobia?!

Muitas mulheres possuem uma fobia irracional de ficarem grávidas.

Enquanto muitas mulheres sonham com a maternidade e tornam este um dos maiores objetivos de realização na vida, outras, tem verdadeiro pânico só de imaginar-se grávidas.

O nome desse medo é tocofobia, e ele acomete cerca de 3% das mulheres. A tocofobia é classificada em dois níveis, um que envolve o medo de estar grávida, e o outro que envolve a angústia pelo processo de gestação, o parto e toda a mudança de vida que vem depois.

Algumas vezes, pode ser desencadeado pelo simples fato de tocar no assunto ou ver outra mulher grávida, o que já traz pensamentos relacionados à dor e medo irracionais, como em qualquer fobia.

O que pode vir a ser um problema mais sério é quando a mulher namora ou se casa e passa a ter um cuidado excessivo com métodos contraceptivos. Com o tempo, acaba trazendo problemas para a relação, pois não há mais o relaxamento na hora do sexo ou, mesmo, evitam praticá-lo para garantir que não haja possibilidade alguma de engravidarem.

Tocofobia primária

Este grau de fobia é mais comum em mulheres que nunca tiveram filhos. Pode se desenvolver por diferentes razões, seja uma má experiência com suas mães, abuso sexual ou mesmo falta de informação e conversa sobre o tema.

Tocofobia secundária

Mesmo depois de ter um ou mais filhos, é possível que a fobia se desenvolva. Especialmente quando a mulher passou por algum trauma relacionado à gravidez, depressão pós-parto ou à perda de um filho.

Tocofobia tem cura?

Assim como outras fobias, esta é reconhecida pela psiquiatria, portanto, consultar um profissional especializado é o primeiro passo. Há mulheres que não se incomodam com este medo, pois não é algo que atrapalha suas vidas, nem que se manifesta constantemente.

Há outras que desejam ter filhos, apenas não suportam pensar na forma biológica de tê-los. Para estas, um tratamento se faz necessário ou a possibilidade de adoção pode ser uma alternativa.

Compartilhe essa notícia para ajudar outras pessoas que possam sofrer dessa fobia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comentários

comentários

Os signos bons de cama

Já ouviu falar em tocofobia?!